Madeleine Vionet, a criadora da técnica de Moulage |
Ao contrário da modelagem plana feita no papel e depois no tecido, o moulage é uma forma tridimensional de se criar. Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, o moulage é uma forma avançada da modelagem. A criação através do moulage é feita diretamente no manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa.
Geralmente, são usadas malhas de baixo valor com caimento parecido ao do tecido “final”. Após terminado o processo de moulage, fica mais fácil entender e planificar a tela em um desenho bidimensional. Usando esse processo consegue-se reduzir a margem de erros no caimento e acabamento da peça, o que não acontece ao utilizar apenas a forma planificada para criação.
O moulage ajuda o estilista, ou modelista, a enxergar os erros de uma peça, funcionando como uma tela de testes para o profissional. Além disso, a técnica ajuda a valorizar a peça, já que essa é construída em cima de um formato padrão do corpo humano, ajudando o profissional a ter maior noção sobre curvas e formatos.
É exatamente este universo que será explorado na disciplina Moulage e Exercício Criativo, que será oferecida a turma de veteranos do MBA em Direção Criativa de Moda a partir deste sábado 17/03, com professora Yvana Silveira Royet.
Com grande experiência na área, é professora universitária e tras na bagagens diversos cursos realizados na Central Saint Martins College of Art and Design e noLondon College of Fashion em Londres - Inglaterra em 1997 e 1998, principalmente na área de modelagem e criação.
Atualmente dedica-se também montagens de flores artesanais de demi-couture para área de noivas. Discípula de Júnia Melo, modelista que fez história em Minas por trabalhar com técnica própria, já passou por diversas marcas como Mary Design.