quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tudo o que você queria saber sobre o MBA


Aldo Clécius, coordenador do MBA em Direção Criativa de Moda reúne as dúvidas mais frequentes recebidas por email, redes sociais e telefone, em entrevista que fala sobre o MBA. Confira a seguir:

Qual a diferença entre uma pós-graduação latu sensu comum e uma pós-graduação MBA?
Os cursos de Master Bussines Administration são uma modalidade de pós-graduação que nasceu nos EUA e tem foco voltado  para o mercado, portanto todas as avaliações são práticas e o objetivo é preparar o aluno para o mercado.Geralmente, tem carga horária mais robusta que a pós-comum. Por exemplo, geralmente cursos Lato Sensu, são de 360 h/a horas, o nosso programa tem 432 h/a.

O que é Direção Criativa de Moda? É estilismo?
Primeiro vamos diferenciar. Não é estilismo, é mais do que isto. A Direção Criativa de Moda é uma nova profissão (nascida na Europa no final dos anos oitenta e só agora amadurece no mundo) dentro do mercado de moda que pressupõe que o profissional deve entender de negócios e de criação e saber trabalhar juntando estas áreas e ainda usar este conhecimento para desenvolver produtos que não sejam somente de vestuário.

Onde atua o profissional depois de fazer este MBA?
Em praticamente toda cadeia da moda. Nas áreas de criação como desenvolvimento de produto, estilista, stylist e diretor criativo. Nas áreas da gestão, diretor comercial, gestor de marca, representante comercial, dietor de marketing de moda, produtor executivo de moda, publicidade de moda, jornalismo de moda, comprador e diretor de showroom, entre outras.

Editorial desenvolvido na disciplina de Direção de Imagem de Moda

 Qual a filosofia do curso?
A Direção Criativa vai pesquisar entender e projetar marcas fortes que possam ser comercializadas à partir de diversas plataformas de negócios sejam eles de moda, cosmético, decoração etc. O DNA criativo é transferido para produtos que tenham alma e falem a um determinado estilo de vida do consumidor.

Tem como exemplificar?
Para ficar em exemplos brasileiros, a marca forte do Ronaldo Fraga permite que ele desenvolva de coleção de moda à cama, mesa e banho, além de louças, exposição de arte, livros etc. Este também é o caso do estilista Alexandre Herchcovitch, que transfere seu DNA de forma bem sucedida a uma gama de produtos, desde curativo até móveis e decoração.

O que os alunos veem no curso?
Uma sólida base, que tem como tripé disciplinas de teoria aplicada à prática de moda, disciplinas de gestão de marcas, negócios e produto e por fim as de processo criativo que vão da pesquisa e desenvolvimento de roupas até projetos especiais nas mais diversas áreas.

Aulas de Modelagem Avançada
Como são as avaliações? E o Trabalho de Conclusão de Curso?
Todas práticas, usando cases e situações em que os conhecimentos sejam aplicados. Já no TCC, os alunos vão pensar o fazer através de ártico científico e aplica-lo em uma coleção de moda e um projeto especial. Um deles irá se materializar fisicamente. Na última turma tivemos coleções de roupas, calçados, cosméticos, projeto de boate, novo modelo de loja e até campanha publicitária de marca, então é um universo amplo.

É preciso entender de moda ou desenho para cursar o MBA?
Preparamos uma metodologia que não repete conteúdos de graduação de moda (portanto, próprio para quem já fez o curso e quer se aprofundar), contudo também para aqueles que podem vir de QUALQUER área. No curso fornecemos as ferramentas para que o aluno use o saber adquirido na formação anterior para aplicar no universo da moda. Portanto qualquer profissional graduado ou em conclusão de curso pode participar do programa.

O curso dura quanto tempo?
Com a metodologia especial que criamos dura apenas um ano.

Como saber informações, como preço, descontos e disciplinas do programa?
Acesse o link da página da Pós-Graduação uma clicando aqui. Lá você vai ter todas as informações necessárias.

Exercício de Processo Criativo com o estilista Mário Queiroz
Como fazer a matrícula? Quando começam as aulas?
Inicialmente online, no próprio site e depois será agendada uma entrevista. Quanto às aulas a previsão é 12 de março. Porém não é bom deixar para se inscrever próximo à data, pois há um desconto substancial para os que se matricularem até janeiro.

Tem como entrar em contato direto, marcar um encontro para tirar outras dúvidas ou conhecer a estrutura do curso?
Sim, basta me ligar no (31) 8828 7886 em horário comercial e podemos agendar um encontro.