quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Imperdível: Programa reúne profissionais de moda para discutir direção criativa


     Neste sábado 26 /11, das 9hs às 11h30m, a Casa UNA de Cultura e o Programa de MBA em Direção Criativa recebe renomados profissionais de moda e jovens talentos do mercado mineiro para um bate-papo sobre direção criativa. E o melhor, é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

clique na imagem para ver a programação
     O evento faz parte do mês da moda que está acontecendo na Casa de Cultura UNA. Ainda neste mesmo sábado acontece a oficina de consultoria de estilo, no mesmo local, também gratuita. Para maiores informações acesse www.casauna.com.br

Campanha das turmas de 2012-1 do Programa MBA de Direção Criativa começa na próxima segunda


     A campanha de divulgação das turmas do programa MBA de Direção Criativa de Moda começa a ser veiculada oficialmente a partir da próxima segunda-feira 28/11. Porém aqui no blog você acompanha antes: O conceito e arte da campanha foi desenvolvida pelo fashion business consultant e um dos coordenadores do MBA, Aldo Clécius, a partir da arte da artista plástica de Johannesburg na África do Sul, Hazel Buchan Cameron, que trabalha com ilustração e esculturas de papel.

Hazel Buchan Cameron
      “Quando conheci o trabalho da artista fiquei encantado. Pesquisando sobree la chegamos às imagens que estamos usando, que foram liberadas com royelties free e achamos que o trabalho dela expressa exatamente o que é a direção criativa: lidar com situações novas e instigantes na hora de criar. Despertar o desejo”, resume Aldo Clécius.
    Com mote “Você escolhe o caminho”, a campanha segue as cores padrão do Centro Universitário UNA e convida os interessados à visitar o blog do programa. “A ideia é que as pessoas vejam o que estamos fazendo, as discussões e disciplinas que temos no curso e dando oportunidades para que elas escolham a melhor formação de MBA na área de moda”, acrescenta Jane Leroy, também coordenadora do programa de MBA.

1ª peça da campanha que será veiculada a partir da próxima segunda-feira 28/11
    Ao todo serão 04 peças divulgadas ao longo da campanha por meio de mala direta, no ambiente virtual, folders e cartazes em pontos estratégicos. O programa prevê dois cursos distintos: MBA em Direção Criativa em Negócios da Moda para quem quer experiência, prática e conhecimento na área de gestão e marketing de moda e o MBA Direção Criativa de Moda para aqueles que querem uma sólida formação em criação de produtos diversos com características de moda.
    No canto superior direito do blog há link para os dois programas. O MBA é um sucesso de mercado e tem por objetivo preparar profissionais de moda dentro da nova realidade global do fashion business.
 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mostra vermelho explora o uso da cor e seus conexões com a moda

Já foi à Casa UNA de Cultura durante este mês? Está acontecendo o especial mês da moda. Entre outras programações (veja mais na nossa TAG Atualidades) está acontecendo à mostra vermelho com curadoria de Mariana Tavares, que explora imagens de conexões entre esta cor e a moda. Veja o flyer e inclua a visita em seu próximo programa cultural:


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aberta as inscrições para o 2º ano do MBA - reveja a campanha do ano 1 aqui:

Para todos àqueles que esperaram as próximas turmas estão abertas as inscrições para os programas de MBA em Direção Criativa de Moda do Centro Universitário UNA (que recentemente foi considerado pelo MEC como o melhor Centro de Ensino Superior Privado de Minas) com duas possibilidades:

Curso de Direção Criativa em Moda  - Para todos àqueles que querem atuar na área de criação de moda. (clique aqui para ver o programa completo).

Curso de Direção Criativa em Negócios da Moda - Para todos àqueles que querem atuar na área de gestão, marketing e administração do fashion business. (clique aqui para ver o programa completo).

O MBA se difere dos programas tradicionais de pós-graduação pois tem foco no mercado e em conhecimento prático com experiência que coloca o aluno em contato com as melhores práticas e exteriências da área.

A campanha oficial do ano 2 do programa será lançada nesta quarta-feira aqui no blog e nas redes sociais. Enquanto isto, reveja as peças ca campanha do ano passado que foi sucesso: fechou a 1ª turma do programa. Inspire-se e faça logo sua inscrição:








Está rolando o mês da moda na Casa UNA de Cultura com programação incrível


    Durante todo o mês de novembro a Casa UNA de Cultura, que fica à rua Aimorés no bairro Funcionários, será ocupada pela moda. Está rolando por lá uma programação especial que inclui exposições, mostras, cursos, oficinas e exibições de filmes com a temática. E o melhor tudo gratuito. 

Beleza feita por DillDiaz que ministrou oficina de Maquiagem para desfile de Moda
     A programação foi elaborada em parceria com o MBA em Direção Criativa de Moda, com participação dos professores Aldo Clécius e Mariana Tavares. Já aconteceu curso de maquiagem e confecção de bolsas sustentáveis, mais ainda tem mais programação para acontecer. Anote ai: vai acontecer bate-papo com estilistas sobre direção criativa de moda, oficina sobre estilo pessoal (personal styling), mostra vermelho e de figurino. Aproveite a programação e não fique de fora. Para ficar por dentro da programação acesse a página da Casa:
 


Nova tag no blog estreia com texto especial de Mariana Tavares


Mariana Tavares
     Já viu a nova TAG HISTÓRIA DA MODA?  O arquivo começou com o texto especial “Ontem e Hoje” da autora e pesquisadora de moda Mariana Tavares que foi publicado no jornal especial Minas Trend Preview Daily, editado pelo Caderno Pandora do Jornal O Tempo. O artigo mostra como usar a história da moda no processo criativo.
     Se você não leu, clique na TAG História da Moda ou vá até o post abaixo e leia o incrível artigo.
    Mariana Tavares é Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac-SP e especialista em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Possui cursos de extensão em História da Moda e Design de Moda pelo London College of Fashion (Londres) e Bournemouth Institute of Arts (Bournemouth – Inglaterra).                              
     Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou nas áreas de propaganda e marketing por vinte anos, em agência e na TV Globo-RJ, antes de se dedicar aos estudos sociais da moda. Atualmente é docente na área de moda em Belo Horizonte e pesquisadora em História da Moda. Autora do livro: Mancebos e Mocinhas; Moda e Literatura no Brasil do Século XIX. Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2010. No programa de MBA em Direção Criativa de Moda, Mariana é titular da disciplina de PANORAMA DA HISTORIA DA MODA NO BRASIL E NO MUNDO.

Livro sobre Moda e Literatura no Século XIX nas melhores livrarias

Ontem e Hoje

Texto de Mariana Tavares, especial para o Minas Trend Daily sobre processo criativo é publicado aqui com excusividade:


     Não é de hoje que a moda olha para trás, para seu passado secular em busca de inspiração. E não é à toa. Temos pelo menos três mil anos de vestuários documentados seja na escultura, na pintura ou na fotografia, e que trazem em si as mais diversas idéias de como vestir o corpo humano. Nosso corpo físico, que não sofreu modificações radicais nestes mesmos milênios, já fez uso das mais variadas formas, ora cobrindo-se, ora despindo-se, ora enfatizando os ombros, os quadris ou a cintura. 
    Esse retorno ao passado é tão inesgotável como a análise combinatória. Ao se juntar hoje uma forma antiga com um olhar atual cria-se uma nova possibilidade que pode se tornar no futuro referência para estudar uma época social com valores culturais bem definidos.
    Essas inúmeras possibilidades por vezes são traduzidas em pequenos detalhes visuais ou técnicos. Uma prega aqui, um enviesado ali e pronto, encantamo-nos com um modelo desfilado na passarela e com a maestria de seu estilista. Talvez apenas um olhar um pouco mais educado na longa trajetória da moda consiga relacionar o modelo da passarela com sua inspiração. E que palavra ampla essa tal inspiração. Na verdade, tudo pode nos inspirar. Na moda, tudo o que já foi feito, as formas e tecidos que já foram usados, as relações entre o vestir, o corpo e a sociedade, tornam-se constantes fontes de inspiração. Cada estilista usa o seu olhar – fundamentado em seu conhecimento histórico e técnico – para enxergar inusitadas maneiras de construir o novo.
     As estátuas da Grécia antiga até hoje nos deslumbram com suas formas perfeitas e suas túnicas que drapeiam suavemente ao redor dos corpos. Alcançar a perfeição estilizada pela arte grega é um desafio que ainda se impõem aos mais capacitados estilistas. Como replicar o envolver sedutor de um corpo, vesti-lo, adorná-lo, exibindo sofisticadamente suas curvas, ressaltando delicadamente o volume do busto, as ondulações do quadril? Madame Grés, francesa nascida em 1903, dedicou muitos anos a esta tarefa. Seus modelos em viés e suas técnicas de drapear conquistadas em experimentações até hoje arrancam suspiros das platéias já que a estilista possibilitou originar fisicamente o estilo e a magia que o vestuário grego conseguiu exibir apenas na arte. E inspirar um grande número de talento.

Figura 1: Mme. Grés. Vestido de jersey de seda fotografado por Louis Faurer para Vogue França 1973 e baixo relevo romano com uma bacante dançante.


Figura 2: Mme.Grés, anos 1950


Figura 3 e 4: Maison Lanvin - Outono Inverno 2011
     A leveza simples e a sedutora sensualidade que a arte grega nos descreveu seu vestuário tornaram sua forma atemporal. Em inúmeras coleções de moda estas formas retornam, em novos tecidos, com estampas variadas, com detalhes inusitados. A Maison Lanvin apresentou na coleção para o Outono-Inverno 2011-12 vestidos que não só se inspiraram nas formas gregas como utilizaram o aperfeiçoamento técnico de Mme. Grés. Na coleção Primavera-Verão 2011, a marca italiana Versace visitou a cultura grega para desenvolver seus modelos, apresentando silhuetas retilíneas e fortes, inspiradas não só na simplicidade do vestuário grego, mas na força de sua arquitetura e nos adornos geométricos das fachadas. Em 2009 foi a vez de Ricardo Tisci, diretor criativo da Maison Givenchy, utilizar-se de sua hábil engenhosidade para apresentar na coleção Couture Primavera-Verão versões modernas dos trajes gregos, apoiado por uma modelagem sofisticada e o auxílio de um mix inusitado de texturas, como sedas, cetins e correntes.


Figura 5: Versace, Primavera-Verão 2011-10-25

Figura 6: Givenchy por Ricardo Tisci, Primavera-Verão 2009
     Os exemplos são tantos que em 2003 o Costume Institute do Museu Metropolitano de Nova York apresentou a exposição Godess, colocando lado a lado estátuas e pinturas que retratavam as imaginárias deusas gregas e os vestidos inspirados por sua cultura.  Se esta exposição acontecesse hoje, oito anos depois, vários outros novos e diferentes modelos seriam, certamente, incluídos.

Por Mariana Faria Tavares Rodrigues