quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O futuro da moda foi o foco da abertura do MBA em Direção Criativa de Moda

Na última sexta-feira 19, estudantes, pesquisadores, profissionais, imprensa especializada, professores e consultores de moda se encontraram na Casa UNA de Cultura em Belo Horizonte para abertura da 1ª turma do 1º MBA em Direção Criativa de Moda no Brasil. O evento, chamado de Fashion Questions, foi a aula inaugural do curso. “O Fashion Questions terá uma edição a cada semestre e será nossa contribuição para o mercado, será sempre aberto ao público e gratuito”, garante Jane Leroy, uma das coordenadoras do programa de MBA em Direção Criativa. Confira a seguir os destaques do evento:

Luxo sustentável

Logo na entrada os convidados foram recepcionados com um presente: cada participante ganhou uma bolsa para tecnoportáteis especialmente desenvolvida para o evento. Projetada por Aldo Clécius e desenvolvida pela oficina de costura e modelagem do curso de bacharelado em moda da UNA.


 Bolsa desenvolvida espeialmente para os participantes do Fashion Question

 “A ideia era reaproveitar materiais que facilmente descartamos e fazer algo que fosse bacana. A bolsa foi confeccionada com lonado de banners que já foram utilizados e iriam para o lixo. As dimensões e alças foram pensadas em abrigar os gangets modernos que temos que carregar no nosso dia-a-dia. Outra coisa bacana é que como ela é de um material menos chamativo, acaba por disfarçar o conteúdo, evitando furtos. Além disso, é única, desenvolvida especialmente para nossos convidados”, observa Aldo Clécius, que também é um dos coordenadores do MBA.

A alquimia de tecidos

No evento, uma instalação chamou a atenção de quem passou por lá: “A alquimia dos tecidos” apresentava uma prévia da exposição que entrará em cartaz em novembro na Casa UNA de Cultura com a retrospectiva de 10 anos de carreira do estilista Luís Cláudio da grife mineira Apartamento 03, uma das mais autorais no cenário nacional.

Detalhe da prévia da exposição da obra de Luís Cláudio (Apartamento 03)

Com forte influência dos desconstrutivistas, o estilista sempre transforma o tecido com técnicas artesanais que modificam a estrutura do tecido num trabalho demi-couture que já o premiou em diversos concursos nacionais e internacionais. 

Na abertura do evento foi exibido um vídeo de pré-lançamento da exposição retrospectiva do designer.

Integração

Durante o lançamento, o curso de graduação da UNA foi representado pelo coordenador da graduação em moda do Centro Universitário Júlio Pessoa. “Acho que temos aqui um marco no ensino de pós-graduação de moda no Estado de Minas Gerais e seremos parceiros nas ações e na contribuição para fortalecer o mercado de moda. Desejo todo o sucesso”, reiterou o coordenador Júlio.

Mesa de profissionais discute o futuro da moda

Profissionais dos mais diversos campos da moda se reuniram no Fashion Questions para discutir o futuro da moda. Os participantes foram Natália D’Ornellas (editora do Caderno Pandora- Jornal O Tempo), Jane Leroy (coordenadora do MBA e empresária de moda), Heloísa Aline (jornalista e consultora de comunicação para marcas de moda mineira), Titita Mota (jornalista de moda e assessora de comunicação), Mariana Tavares (pesquisadora e autora na área de moda), Thereza Scofield (pesquisadora, designer de bolas e comunicadora), Patrícia Lisboa (empresária e professora de negócios da moda) e Luis Cláudio (estilista da grife Apartamento 03). Veja a publicação do bate-papo no abaixo.


 Público Acompanha bate-paop sobre o futuro da moda
Marca Las 2uas apresenta desfile sustentável

Recém-saídas dos bancos universitários a dupla mineira Ana Caroline e Ludmila Castro ganharam destaque com a primeira coleção da marca apresentada no evento de formatura e foram as convidadas especiais do programa de MBA em Direção Criativa de moda para apresentar um desfile intimista para os participantes do evento. 

A coleção do verão 2012 é um resgate da cultura do artesanato mineiro e utiliza materiais como rendas exclusivas e estamparia inspirada nas icônicas bonecas do vale do Jequitinhonha. Porém, o destaque são os processos e materiais utilizados. Todos os tecidos são naturais e receberam estamparia digital em processo que polui menos que o tingimento tradicional, além de apresentarem uma matéria prima inusitada: fibra de poliamida. O material é um fio sintético usado para fabricação de pneus na indústria automobilística. A utilização do fio de encapamento do pneu produz uma grande sobra que encontrou reuso como tecido exclusivo nas mãos talentosa da dupla.