terça-feira, 18 de junho de 2013

Inscrições abertas para nova entrada no MBA

Já estão abertas as inscrições para a nova entrada do MBA em agosto. Está interessado então acesse aqui e conheça todas as publicações que explicam o programa e como ingressar nele.



Na dúvida ainda? Fale diretamente com o coordenador pelo (31) 8828 7886 ou envie email para aldo.silva@prof.una.br

Quando moda fala de política

Há algum tempo, a moda vem indicando a tendência ao militarismo: uniformes de exercito, camuflados, botinhas, verde oliva, tachas e insígnias aplicadas, a lista pode ser grande. Mas o que está por trás de um desejo de moda?

Protestos em São Paulo no último dia 17/06/2013
Dias atrás, a população de São Paulo saiu em protesto pelas ruas por conta do aumento abusivo da tarifa do transporte público e foi violentamente reprimida pela política. A reação foi em cadeia: a partir das redes sociais, milhares de pessoas do Brasil inteiro estão indo às ruas para protestar: contra violência, contra corrupção, contra o que nem mesmo sabemos... O que é certo é um descontentamento como os dirigentes do país e o mundo tem “pilotado” o destino das pessoas.

Novamente, ouvimos falar de protestos, guerrilhas, terrorismo... e a moda já vinha dando sinais disto. Contudo, o que atos como estes podem refletir para o futuro da moda?

Acompanhe nos links abaixo e analise o desdobramento:





Seja nas ruas ou nas redes sociais, o clima “bélico” reflete o caos urbano, o esgotamento das grandes cidades, o estado de corrupção, que precisam de respostas em todas as áreas, inclusive socialmente e na moda.



MBA indica leitura básica de Direção Criativa e Comunicação de Moda

Se você quer trabalhar com Direção Criativa de Moda, mas sua praia não é criar produtos, que tal conhecer as profissões ligadas à moda e comunicação? No MBA em Direção Criativa de Moda os alunos fazem a disciplina de Moda e Comunicação e aprendem como trabalhar assessoria de moda, relações públicas e publicidade da área, além de comunicação visual.

O conteúdo é ministrado pela nova professora do quadro permanente do programa Kenya Valladares. Mestre em Administração de empresas, com habilitação em jornalismo, RP e publicidade, já leciona para moda, publicidade e Relações Públicas em diversos cursos, gestou diversos eventos de moda e atualmente também coordena a LUNA agência experimental da UNA que atende clientes reais, inclusive na área de moda.


 Mas, se você não está no programa, o MBA em Direção Criativa de Moda indica três livros fundamentais e a resenha deles:

Design Gráfico para Moda (Rosari)
Autores: Jay Hess e Simone Pasztorek

Resenha: A indústria da moda, acelerada e de alto impacto, demanda uma mensagem visual e inspiradora e requer uma constante reinvenção. Como sua natureza é caracterizada por temporadas, ela possibilita uma grande margem de experimentação em projetos gráficos e técnicas de produção inovadores, além de funcionar como uma vitrine para qualquer estúdio de design. A obra reúne uma seleção global do trabalho dos melhores estúdios de design gráfico voltados para a indústria da moda —desde embalagem e lookbooks a etiquetas e convites—, bem como entrevistas exclusivas com clientes e designers. Também apresenta as identidades visuais de grandes projetos e marcas de luxo, mas também revela os processos de criação de grandes estúdios do mundo.

O Design Gráfico na Direção Criativa  faz toda a diferença
Princípios de gestão de negócios de moda (GG editora)
Autora Susan Dillon

Resenha: A moda é um universo de glamour e, ao mesmo tempo, um negócio complexo que desempenha um papel de grande importância na economia de diversos países, onde o sucesso depende não só do talento para a criação, mas também para o gerenciamento. Princípios de gestão de negócios de moda apresenta uma introdução ao negócio da moda através da análise dos processos, funções e objetivos que definem este setor multifacetado. Cada capítulo analisa conceitos como a previsão de tendências, a comunicação e a tecnologia aplicadas à moda, as compras, a logística e as cadeias de suprimentos, o marketing e as iniciativas empresariais. Esses conceitos são complementados com exercícios e casos práticos com foco em situações reais da indústria, além de entrevistas com profissionais do setor. Princípios de gestão de negócios de moda constitui uma importante introdução à gestão comercial da moda, que será de grande utilidade para estudantes, profissionais do setor e para todos que queiram se converter em um ativo valioso para uma empresa de moda.

Susan Dillon adquiriu ampla experiência profissional no âmbito comercial da moda, após a qual fundou sua própria butique independente e comercializou suas coleções na Europa e em Nova York. Atualmente, é membro do Institute of Management Consultancy e diretora do curso de moda do Leeds College of Art, no Reino Unido.

A direção de arte na moda, cria identidade. Na foto página interna do livro com exemplificações.
Promoção de moda (GG Editora)
Autora: Gwyneth Moore

Resenha: Promoção de moda é uma introdução prática a todos aqueles recursos e técnicas que podem ser utilizados para promover uma marca de moda na era 2.0. Tendo como ponto de partida para qualquer campanha o desenvolvimento do conceito de marca, o livro transita por cada um dos âmbitos em que uma ação promocional pode ter lugar: desde os mais tradicionais, como o marketing, as relações públicas, os meios de comunicação e as imagens promocionais, até o jornalismo digital, as redes sociais e as colaborações com outros setores. Assim, Gwyneth Moore recopila a enorme amálgama de técnicas promocionais que entram em jogo no setor da moda – como desfiles de passarela, coletivas de imprensa, o branding colateral, os aplicativos para iPad, as páginas do Facebook e do Twitter e o urban blogging – para explicar as especificidades de cada uma delas, situando-as então no contexto da promoção de moda em seu conjunto.

Além de ser um manual introdutório, estudantes e jovens profissionais encontrarão nestas páginas um livro de consulta prático e direto para poderem planejar uma campanha específica e escolher as ações mais adequadas a cada novo projeto.

Gwyneth Moore, graduada em Design e Ilustração de Moda pela National School of Design de Sidney, Austrália, é professora de Design de Moda na Cardiff School of Creative & Cultural Industries, pertencente à University of Glamorgan, de Cardiff (Reino Unido). Após trabalhar por mais de quinze anos com promoção de moda para um amplo leque de clientes, atualmente conjuga a docência com consultorias em comunicação de moda, especialmente nos âmbitos das redes sociais e das novas mídias.

Atividade sobre criação de marca no livro.
Caso esteja interessado em aprender sobre estas áreas, as inscrições para o próximo ingresso no MBA em agosto já estão abertas e você pode acessar clicando no link superior direito da página. 

O Grande Gatsby e as conexões com o século XXI

Sucesso de crítica, público e entre aficionados por moda, o filme “O Grande Gatsby”, de Baz Luhrmann, inspirado na obra de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), reflete, como um retrovisor o momento do mundo: início de século, época de excessos e buscar prazer intenso, vazio existencial, a busca por um amor verdadeiro, luxo, corrupção e requinte, massa de trabalhadores e pobreza. Tudo isto é o cenário de 1920 no filme, mas bem que poderia de o de 2013, não?


Cena emblemática do filme
Por todas estas conexões, o filme é apontado como um sinalizador de tendências. Historiadores já comentaram sobre o clima “início de século” que estamos vivendo e as passarelas do mundo tem refletido com looks inspirados no Art noveau, Art decô. Além disto, a pintura, o design e muitos outros campos parecem interessados nos anos de 1910 a 1920, como fonte de inspiração.

Vale a pena ir ao cinema e pensar nas conexões. A Elle Brasil deste mês, vez uma matéria especial sobre o “espírito do tempo” do filme e o momento presente.


ELLE de Junho com matéria especial sobre o filme
Outros links que valem a pena ler sobre o filme:

Matéria de Mariana Rodrigues, professora, escritora e colunista comentando o filme no jornal O TEMPO (Mariana é professora titular do MBA em Direção Criativa de Moda, leciona a disciplina de Panorama da Moda no Brasil e no Mundo)

FFW portal escreve sobre a estreia do longa.

Folha de São Paulo destaca as “coincidências” entre o filme e o momento do mundo.

Site Chic comenta o filme. Vale pelas imagens do figurino.

Vale dizer, que a história, o figurino, a cenografia, as cenas antológicas e a deliciosa trilha sonora já compensa a ida ao cinema. Mas para quem tem olhos de Cool Hunter, o filme pode mostrar além.