Se você quer trabalhar com Direção Criativa de Moda, mas sua praia não é criar produtos, que tal conhecer as profissões ligadas à moda e comunicação? No MBA em Direção Criativa de Moda os alunos fazem a disciplina de Moda e Comunicação e aprendem como trabalhar assessoria de moda, relações públicas e publicidade da área, além de comunicação visual.
O conteúdo é ministrado pela nova professora do quadro permanente do programa Kenya Valladares. Mestre em Administração de empresas, com habilitação em jornalismo, RP e publicidade, já leciona para moda, publicidade e Relações Públicas em diversos cursos, gestou diversos eventos de moda e atualmente também coordena a LUNA agência experimental da UNA que atende clientes reais, inclusive na área de moda.
Design Gráfico para Moda (Rosari)
Autores: Jay Hess e Simone
Pasztorek
Resenha: A indústria da moda,
acelerada e de alto impacto, demanda uma mensagem visual e inspiradora e requer
uma constante reinvenção. Como sua natureza é caracterizada por temporadas, ela
possibilita uma grande margem de experimentação em projetos gráficos e técnicas
de produção inovadores, além de funcionar como uma vitrine para qualquer
estúdio de design. A obra reúne uma seleção global do trabalho dos melhores
estúdios de design gráfico voltados para a indústria da moda —desde embalagem e
lookbooks a etiquetas e convites—, bem como entrevistas exclusivas com clientes
e designers. Também apresenta as identidades visuais de grandes projetos e
marcas de luxo, mas também revela os processos de criação de grandes estúdios
do mundo.
O Design Gráfico na Direção Criativa faz toda a diferença |
Princípios de gestão de negócios
de moda (GG editora)
Autora Susan Dillon
Resenha: A moda é um universo de
glamour e, ao mesmo tempo, um negócio complexo que desempenha um papel de
grande importância na economia de diversos países, onde o sucesso depende não
só do talento para a criação, mas também para o gerenciamento. Princípios de
gestão de negócios de moda apresenta uma introdução ao negócio da moda através
da análise dos processos, funções e objetivos que definem este setor
multifacetado. Cada capítulo analisa conceitos como a previsão de tendências, a
comunicação e a tecnologia aplicadas à moda, as compras, a logística e as
cadeias de suprimentos, o marketing e as iniciativas empresariais. Esses
conceitos são complementados com exercícios e casos práticos com foco em
situações reais da indústria, além de entrevistas com profissionais do setor.
Princípios de gestão de negócios de moda constitui uma importante introdução à
gestão comercial da moda, que será de grande utilidade para estudantes,
profissionais do setor e para todos que queiram se converter em um ativo
valioso para uma empresa de moda.
Susan Dillon adquiriu ampla
experiência profissional no âmbito comercial da moda, após a qual fundou sua
própria butique independente e comercializou suas coleções na Europa e em Nova
York. Atualmente, é membro do Institute of Management Consultancy e diretora do
curso de moda do Leeds College of Art, no Reino Unido.
A direção de arte na moda, cria identidade. Na foto página interna do livro com exemplificações. |
Promoção de moda (GG Editora)
Autora: Gwyneth Moore
Resenha: Promoção de moda é uma
introdução prática a todos aqueles recursos e técnicas que podem ser utilizados
para promover uma marca de moda na era 2.0. Tendo como ponto de partida para
qualquer campanha o desenvolvimento do conceito de marca, o livro transita por
cada um dos âmbitos em que uma ação promocional pode ter lugar: desde os mais
tradicionais, como o marketing, as relações públicas, os meios de comunicação e
as imagens promocionais, até o jornalismo digital, as redes sociais e as
colaborações com outros setores. Assim, Gwyneth Moore recopila a enorme
amálgama de técnicas promocionais que entram em jogo no setor da moda – como
desfiles de passarela, coletivas de imprensa, o branding colateral, os
aplicativos para iPad, as páginas do Facebook e do Twitter e o urban blogging –
para explicar as especificidades de cada uma delas, situando-as então no
contexto da promoção de moda em seu conjunto.
Além de ser um manual
introdutório, estudantes e jovens profissionais encontrarão nestas páginas um
livro de consulta prático e direto para poderem planejar uma campanha
específica e escolher as ações mais adequadas a cada novo projeto.
Gwyneth Moore, graduada em Design
e Ilustração de Moda pela National School of Design de Sidney, Austrália, é
professora de Design de Moda na Cardiff School of Creative & Cultural
Industries, pertencente à University of Glamorgan, de Cardiff (Reino Unido).
Após trabalhar por mais de quinze anos com promoção de moda para um amplo leque
de clientes, atualmente conjuga a docência com consultorias em comunicação de
moda, especialmente nos âmbitos das redes sociais e das novas mídias.
Atividade sobre criação de marca no livro. |
Caso esteja interessado em
aprender sobre estas áreas, as inscrições para o próximo ingresso no MBA em
agosto já estão abertas e você pode acessar clicando no link superior direito
da página.