terça-feira, 18 de junho de 2013

O Grande Gatsby e as conexões com o século XXI

Sucesso de crítica, público e entre aficionados por moda, o filme “O Grande Gatsby”, de Baz Luhrmann, inspirado na obra de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), reflete, como um retrovisor o momento do mundo: início de século, época de excessos e buscar prazer intenso, vazio existencial, a busca por um amor verdadeiro, luxo, corrupção e requinte, massa de trabalhadores e pobreza. Tudo isto é o cenário de 1920 no filme, mas bem que poderia de o de 2013, não?


Cena emblemática do filme
Por todas estas conexões, o filme é apontado como um sinalizador de tendências. Historiadores já comentaram sobre o clima “início de século” que estamos vivendo e as passarelas do mundo tem refletido com looks inspirados no Art noveau, Art decô. Além disto, a pintura, o design e muitos outros campos parecem interessados nos anos de 1910 a 1920, como fonte de inspiração.

Vale a pena ir ao cinema e pensar nas conexões. A Elle Brasil deste mês, vez uma matéria especial sobre o “espírito do tempo” do filme e o momento presente.


ELLE de Junho com matéria especial sobre o filme
Outros links que valem a pena ler sobre o filme:

Matéria de Mariana Rodrigues, professora, escritora e colunista comentando o filme no jornal O TEMPO (Mariana é professora titular do MBA em Direção Criativa de Moda, leciona a disciplina de Panorama da Moda no Brasil e no Mundo)

FFW portal escreve sobre a estreia do longa.

Folha de São Paulo destaca as “coincidências” entre o filme e o momento do mundo.

Site Chic comenta o filme. Vale pelas imagens do figurino.

Vale dizer, que a história, o figurino, a cenografia, as cenas antológicas e a deliciosa trilha sonora já compensa a ida ao cinema. Mas para quem tem olhos de Cool Hunter, o filme pode mostrar além.