sexta-feira, 29 de julho de 2011

MBA de Direção Criativa é indicado em matéria no www.chic.com.br


O programa de MBA de Direção Criativa em Moda do Centro Universitário UNA foi um dos destaques no www.chic.com.br, durante a última semana. O site é o mais importante veículo da internet brasileira em termos de moda e mantêm uma seção específica sobre cursos e vida acadêmica voltada para moda, além de cobrir os principais eventos de moda no Brasil e no mundo.
No título, sugestivo, a matéria diz “Estude direção criativa de moda em Minas Gerais”. Para Aldo Clécius, um dos coordenadores do programa foi uma ótima surpresa. “Quem entende do universo de moda sabe o quando o site chic é importante. Trata-se do maior canal de comunicação de moda na internet  brasileira e tem mais de uma década de jornalismo sempre acompanhando os fatos relevantes desta área no país e no mundo, então é gratificante que o curso tenha sido publicado em matéria lá”, afirma ele.
A pós-graduação que começará neste mês de agosto tem foco no resultado e deve funcionar como uma incubadora de novos talentos. “Esperamos interagir com o mercado e apresentar conteúdos que façam a diferença para quem quer fazer parte do business da moda”, garante Jane Leroy, também coordenadora do programa.
Com apenas duas semanas para se encerrar as inscrições o programa já está praticamente com todas as vagas fechadas e, segundo os coordenadores, promete começar de forma diferenciada. “Já começamos a comunicação com os participantes e teremos uma abertura bem diferente de outros cursos de pós. Será um evento multilinguagem com muitos convidados do mercado e da academia e será aberto ao público”, diz Aldo Clécius, que faz mistério sobre a apresentação de abertura.
“Será sobre o futuro da moda, seus novos nichos e oportunidades. Por enquanto é isto que podemos revelar”, acrescenta Jane Leroy. Aqueles que ainda querem se inscrever devem se apressar, pois dentro de poucos dias se encerram as inscrições. Para efetuar matrícula acesse www.una.com.br.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O universo da direção criativa de moda


Mais que produtos de vestuário, a Direção Criativa de Moda utiliza a marca como pano de fundo para projetar design inspirado em life style

 Cada vez mais as marcas são guarda-chuvas para estilos de vida transmitindo um modo de sentir, consumir e se relacionar no mundo.  É a partir desta constatação que a moda acabou legando uma nova profissão que faz ponte com as diversas áreas criativas, da arte ao design, o da direção criativa.
Projetar uma marca que tenha assinatura e que vá de encontro a um determinado modo de vida é o desafio deste novo profissional que irá desenvolver os mais variados projetos: casas, hotéis, móveis, carros, eletroeletrônicos e até mesmo roupa.
Na Europa e Estados Unidos, onde a cultura empresarial dos grandes conglomerados de moda já é dominante, a direção criativa é uma realidade bastante nítida e diferenciada dos antigos profissionais de estilo, a exemplo de Sarah Jessica Parker, que assumiu a direção criativa da Casa Houston ou da dupla de gestores Humberto Leon e Carol Lim da multimarca incensada pela crítica e pelo público, Opening Ceremony, que foram contratados como diretores criativos da lendária Kenzo e sequer são designers de moda. Ao contratá-los, o porta voz do grupo ressaltou que a visão de 360º foi o grande diferencial da dupla: ou seja, eles entendem da criação ao visual merchadising do negócio da moda.
Um dos primeiros a “encarnar” o papel de diretor criativo foi o texano Tom Ford, que reescreveu a história da Gucci reposicionando a marca no mercado de luxo. Dele, comenta-se até hoje que “pensava da roupa à posição dos canapés na bandeja durante uma festa da marca”.
Aqui no Brasil, desde a década de 1990 e cada vez mais neste primeiro decênio do século XXI a profissão de diretor criativo vem sendo cada vez mais procurada, respeitada e aceita, uma vez que o mercado agora é global, as marcas locais estão ganhando longevidade e começam a se formar os primeiros conglomerados no mercado de moda a exemplo do AMC Têxtil, InBrands e o Animale-Farm, que já detêm significativo portfólio de marcas e que direcionam cada uma para atender um estilo de vida.
Talvez o exemplo mais bem sucedido no mercado brasileiro seja o de Alexandre Herchcovitch, que vendeu a marca para a holding Inbrands e continua como diretor criativo da própria marca. Sua linha prêt-à-porter desfila na São Paulo Fashion Week e em Nova York com show room nos EUA e Japão, além de exportar parte da sua produção para Europa, EUA e Japão, onde mantêm uma loja, além das brasileiras. Além disso, sua coleção jeans desfila no Fashion Rio e ainda tem diversos pontos de distribuição no Brasil e loja online. Mas o que chama atenção é o número de licenciamentos assinados por ele: meia, curativos, louças, decoração, isqueiros, uniformes para rede MacDonald´s e seleção brasileira, por exemplo, edredons, móveis e outras iniciativas interessantes.
Com rico universo iconográfico, o designer conseguiu transpor as barreiras da moda para estabelecer uma marca que agrega valor a tudo o que faz.

Direção Criativa para além da moda

O estilo de vida tem sido o responsável por esta revolução na forma de direcionar a marca e não só o universo da moda tem se aproveitado dela. Recentemente a Condé Nast - editora responsável pela publicação de títulos como “Vogue”, “W” e “Vanity Fair” anunciou que pretende abrir restaurantes e cafés com os nomes de suas revistas.  Algumas marcas famosas já deram lições nesse sentido: como exemplo, a J-Brand, grife que vendeu boa parte do seu capital para uma agência de criação focada em diversos conteúdos que vão muito além da moda. Ou a Estée Lauder que adquiriu a Smashbox, uma empresa especializada em mídias sociais e televisão. Outros exemplos ainda mais escancarados vêm de marcas como Armani e Versace, que possuem hotéis de luxo que levam seus nomes. Ou da Coca-Cola, marca mundialmente famosa por sua bebida e que também possui uma linha de roupas. Em se tratando do universo da direção criativa de moda a palavra chave é: pense fora dos seus limites e explore o universo que o seu público-alvo te oferece. É justamente sobre esta experiência que o MBA de Moda UNA vai tratar.

A moda quer você preparado: MBA Direção Criativa de Moda

Se você quer sucesso no mundo da moda invista primeiro em você.  O programa Master Business Administration é diferente dos demais programas de lato sensu porque possui foco no resultado e na prática de mercado. 

Oportunidade única, preço acessível, equipe com forte expertise e background na área, conteúdo exclusivo, avaliações práticas. Tudo o que você esperava para entrar com o pé direito na moda. 

Vagas Limitadas - Últimas semanas de inscrição – Início das aulas em agosto de 2011.

 Inscrições:  www.una.br


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Em recente palestra no Brasil Marie Rucki sentencia: a direção criativa é o futuro da moda

    Na última semana Marie Rucki, diretora do Studio Berçot de Paris, lendária escola de moda que já lançou diversas estrelas no mercado global de moda, esteve em São Paulo ministrando uma série de oficinas e palestras Paulo pela Escola São Paulo, com patrocínio da Kalimo, para estudantes e público interessado de moda.
    Uma das principais figuras do universo da moda, não só por revelar talento para por ajuda-los a se posicionar, a diretora do Berçot foi taxativa em sua fala: "Acabou a era das grandes estrelas da moda", prevê.
    Para ela, a direção criativa é o novo caminho sem volta, o que chamou de “consultores de moda”. Segundo ela, serão eles que darão o caminho às marcas, porém seus nomes devem ser menos forte do que as marcas que trabalham.
   Durante a palestra citou o recente caso da Casa Kenzo que preferiu contratar dois consultores a dupla Humberto Leon e Carol Lim, da incensada multimarcas Opening Ceremony, como novos diretores criativos, ao invés de estilistas.
   Em matéria divulgada no www.chic.combr, o repórter Eduardo Viveros fez uma lista de conselhos valiosos para quem quer se lançar no mercado de moda: 

 "Antes de se lançar como indivíduo independente, você tem que entender o mercado"

 "Um jovem estilista não vai viver do seu trabalho por um bom tempo, mas sobreviver"

 "Para ser interessante, tem que apresentar uma característica própria"

 "Não adianta ser ingênuo e se achar um gênio da moda"

 "Não se deve temer aprofundar um tema que se quer abordar"

 "Saiba o que você é capaz de fazer, e especialize-se nisso, encontre seu segmento. Nada mais errado do que uma marca que quer sobreviver fazendo de tudo"

 "Criação não quer dizer nada, tudo pode entrar numa criação. É pegar um universo e encaixá-lo dentro de outro. Sucesso é inventar uma nova realidade"

 "É preciso uma exigência implacável com o resultado que se quer atingir. Não estamos mais na época da quantidade, mas da qualidade"

 "As revoluções da moda já passaram, hoje é preciso trabalhar no refinamento e na criação do produto"

 "Não devemos acreditar no elogio, nem achar que a crítica vai acabar com você"

 "Observe tudo de uma forma sensível, mas não seja sensível demais"



"É preciso ser leve".

O programa de MBA em Direção Criativa da UNA nasce da filosofia que foi apontada por Marie Rucki e deve começar a 1º turma no próximo mês focado em criar profissionais altamente qualificados.  Quem quiser ler a matéria publicada no chic é só clicar no link aqui.

Atualidades e informação: tudo sobre o universo da direção criativa de moda

A partir de hoje, todos os dias, o mbamodauna.blogspot.com irá postar notícias, artigos, críticas e comentários sobre o universo da direção criativa de moda. Mais que criar produtos de vestuário, o diretor criativo projeta lifes style sob o signo de uma marca, podendo atuar em qualquer área: perfumaria, hotelaria, home wear, design de móveis, carros, eletro-eletrônicos e até mesmo roupa. É deste universo e sobre os rumos do mundo da moda que estaremos abordando nas próximas semanas. Acompanhe tudo por aqui.

Carro de luxo projetado pela Versace:

 
 Geladeira retrô desenvolvida por Ronaldo Fraga para Brastemp:
 Hotel de Luxo Armani em Dubai:


 Linha Casa da grife Missoni:
 
 Papelaria desenvolvida por Alexandre Herchcvitch que assume direção criativa de diversos produtos:


sexta-feira, 22 de julho de 2011

ESCALAÇÃO DO TIME

Conheça a seleção de profissionais que entrará em “campo” no 1º tempo dos MBAs de Moda UNA:
(Módulo comum às duas habilitações)

    A frase de um dos coordenadores do programa de MBAs em Moda da UNA, Jane Leroy, resume o critério de seleção da equipe dos MBAs de Direção Criativa da UNA: “Mais do que ‘estrelas’ da área, buscamos profissionais sérios, com comprovada experiência de mercado e acadêmica, além de didática para apresentar conteúdos práticos e de qualidade, que façam a diferença”.
    Foram convidados professores, consultores, criadores, gestores e pesquisadores que trabalham com abordagens novas, diferenciadas e práticas comprovadas dentro do universo da moda ou de áreas afins que sejam aplicáveis ao fashion business. Além disto, o conhecimento da realidade, para além das passarelas e mainstream, tanto do mercado interno brasileiro, quanto do internacional, foi outro critério do recrutamento. Conheça a equipe que entra em campo para formar os futuros criadores e gestores do mercado de moda:

MESA REDONDA E BATE-BOLA

    No início de cada módulo acontece o FASHION QUESTIONS - seminário avançado com debates, workshop, happenings, desfiles e exposições com questões-chaves do fashion bussines. Na primeira edição e estreia do programa o tema será O FUTURO DA MODA, com participação de profissionais e pensadores que estão implantando ideias inovadoras e de sucesso na área.

    ESCALAÇÃO DO 1º TEMPO

No módulo comum, que integra as áreas de criação e gestão de moda, teremos:

TEORIA E CULTURA DA MODA - TARCÍSIO D'ALMEIDA (Seminário)

Professor do curso de Design de Moda da UFMG, doutorando pela USP, com pesquisa em crítica de moda, é um dos principais críticos de cultura de moda e jornalista especializado no país, escrevendo para revistas acadêmicas como SBPC especial moda, até jornais de grande circulação como Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, O Estado de Minas e recentemente assina coluna fixa no caderno de moda Pandora do jornal O Tempo em Belo Horizonte. Acumula diversas publicações e comissões nacionais na área de moda, além de ter entrevistado pessoalmente, pensadores como Lipovetsky, Valerie Steele, Didier Grumbach, entre outros.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - HELOÍSA ALINE

Uma das “papisas” do jornalismo de moda mineiro, tendo acompanhado o mercado nacional e internacional de moda desde os anos 80, sempre com o olhar atendo ao novo. Na área acadêmica, atua em diversas instituições de ensino superior, sendo inclusive uma das pioneiras na coordenação de cursos superiores em moda no Estado. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e consultora para diversas marcas mineiras como a Apartamento 03 do estilista autoral Luís Cláudio, entre tantas outras que ajudou a posicionar no mapa fashion nacional.


MODA BRASILEIRA - MARIANA TAVARES

Autora do livro “Mancebos e Mocinhas. Moda e literatura no Brasil do século XIX” editado pela Estação das Letras e Cores. A publicação ganhou resenha nos principais jornais de todo o Brasil e tornou-se uma referência nesta área. Mestre em Moda pelo Senac –SP, tendo no currículo formação internacional na área, com diversas publicações de artigos em encontros especializados, já atuou no mercado de figurino para grandes empresas e espetáculos, como séries da Rede Globo. Atualmente professora titular do curso de bacharel em Moda UNA.


BRANDING - MAURO CALIXTA TAVARES

Possui graduação em Ciências Sociais (FACE/UFMG,1973), mestrado em Administração (FACE/UFMG,1981), doutorado em Administração (FEA/USP,1996) e é pós-doutorando pela FGV-SP. Sua dissertação versa sobre o auto serviço, sua tese sobre o valor de marca e seu pós-doutorado sobre a antropologia do consumo. É professor aposentado da UFMG, onde foi professor do CEPEAD. Atualmente é professor titular - Fundação Pedro Leopoldo. Foi professor convidado do ISPU em Maputo (Moçambique), onde orienta dissertações. Criou o Programa de Especialização do CEGE, o MBA do IETEC e inúmeros cursos de graduação em administração. Orientou em torno de 120 dissertações e participou de um número superior de bancas de dissertações e teses. Orientou acima de 300 monografias e TCCs na UFMG, FDC, Newton Paiva, FUMEC, FPL e IETEC. É possivelmente o consultor mineiro com maior experiência na área. Atua também como palestrante e instrutor de programas de treinamentos. Sua área de atuação abrange marketing, comportamento do consumidor, marca, estratégia e planejamento estratégico. É autor, entre outros, dos livros: gestão estratégica, gestão de marcas e reflexões sobre a escola. Possui inúmeros artigos publicados em congressos e revistas especializadas. Recebeu inúmeras distinções como professor homenageado, patrono e paraninfo, além de outras, na área educacional e pública.

GESTÃO PRODUTO - PATRÍCIA MAFILI LISBOA

Mestre em administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, FIPEL, Brasil com dissertação em posicionamento de marca, atua como professora de programas de pós-graduação e graduação nas áreas de Marketing, Gestão do Produto, Formação de Preços em Moda, entre outras. Além da atuação na área de moda, atua no mercado de línguas, sendo fluente em inglês, atuando como tradutora para empresas e negócios em âmbito nacional.




PESQUISA DE MACRO TENDÊNCIAS - ALDO CLÉCIUS

Consultor de negócios e criação, stylist, jornalista especializado em moda, é pós-graduado em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), avaliador do Guia do Estudante da Editora Abril para cursos na área de Moda no Brasil e acumula pesquisas e consultorias de moda para grandes marcas como Governo Federal, SENAC e SEBRAE, além de abertura de marcado para marcas como Triton, Coca-Cola Clothing, Forum, Colcci, Complexo B, Lança Perfume, entre outras. Foi subeditor do www.modabrasil.com.br, referência na área jornalística e acadêmica por mais de 10 anos no portal UOL. Na academia passou por instituições públicas e privadas no Nordeste e Sudeste lecionando em cursos de pós-graduação e graduação. Atualmente assina o www.blogmodabrasil.com.br, veículo independente de jornalismo de moda, além de continuar no mercado de consultorias. Também atua como professor titular e orientador de TCC do Centro Universitário UNA e coordena junto com Jane Leroy os programas em MBA de Moda UNA.

SEMINÁRIO AVANÇADO – MODA E MÍDIA – THEREZA SCOFIELD

Designer, jornalista especializada e pesquisadora na área de moda, é mestre em Comunicação Social (UFMG) com pesquisa em moda, especialista em design de moda e graduada em Jornalismo pela PUC Minas Gerais. Atualmente é diretora de comunicação da marca de moda Flor de Maracujá, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG, professora da Universidade Estácio de Sá de Belo Horizonte (FESBH) e do Centro Universitário UNA, além de design de bolsas com diversos produtos divulgados pelas telenovelas da rede Globo com repercussão nacional.

Aguarde divulgação completa da estalação do 2º Tempo para habilitação em Direção Criativa de Moda e para a habilitação em Direção Criativa em Negócios da Moda.

OBS.: Qualquer professor pode ser substituído, no caso de imprevistos.

Conheça os criadores por trás do programa de MBA em Moda da UNA


Jane Leroy – Foco nos negócios da moda


Jane Leroy Evangelista possui sólida atuação acadêmica e de mercado na área de administração e marketing de moda. É graduada (UFMG) e mestre em Administração com pesquisa em moda (Faculdades Pedro Leopoldo), além de especialista em marketing. Já atuou na liderança do setor de marketing de moda para empresas como Elisa Atheniense e para grandes grupos corporativos como BIOCILIN Indústria de Cosméticos, VIVO e LÍDER Táxi aéreo, sempre focada na pesquisa, criação, acompanhamento e lançamento de novos produtos.
Com a experiência prática em visual merchandising de lojas - No atacado e exportação, planejamento e coordenação da execução das atividades para lançamentos semestrais (feiras, mostruários e material de venda), planejamento, criação e acompanhamento de campanhas de comunicação interna e externa, produção de material gráfico para suportar as campanhas, divulgar os produtos e a imagem institucional da empresa, desenvolvimento e manutenção de website e desenvolvimento e acompanhamento de políticas de trademarketing, logo foi solicitada para atuar também na área acadêmica, em cursos de pós-graduação e graduação na área de moda.
Atualmente é professora titular na área de gestão e marketing de moda no Centro Universitário UNA e orientadora de trabalhos de fim de curso na área de gestão e marketing de moda, onde, além de orientar é comumente convidada para participar de bancas de trabalhos de fim de curso da área de moda, publicidade e marketing.
No mercado acaba de lançar uma experiência pioneira e de sucesso na web brasileira: marca própria e loja virtual www.anik.com.br especializada no segmento plus size com grande aceitação de mercado e vendas e distribuição exclusiva online. Com foco em mercados emergentes na área de moda, planejou o projeto de MBA juntamente com o professor, jornalista e consultor Aldo Clécius nas áreas de maior apelo no mercado de moda atualmente: Direção Criativa de Moda e Direção Criativa em Negócios da Moda no Centro Universitário UNA. 

Aldo Clécius – Da criação ao mercado


Aldo Clécius Neris Da Silva já passou por quase todas as áreas do fashion business. Começou a carreira como jornalista de moda, migrando para consultoria de marcas e abertura de novos mercados para marcas brasileiras, realizando trabalhos específicos e regionais com marcas como Governo Federal, SEBRAE (área de moda), Senac (área de moda), Coca-Cola Clothing, Triton, Lança Perfume e Riachuelo. Paralelamente atuou na área acadêmica em universidades e faculdades como Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade da Cidade (Salvador), FTC (Salvador) e Faculdades Independentes do Nordeste. Posteriormente migrou para área de consultoria de comunicação e varejo de moda para empresários, shopping centers e investidores individuais de pequeno e médio porte.
Pós-graduado em Moda e Comunicação com habilitação em Marketing pela Anhembi Morumbi - SP e Graduado em Comunicação com habilitação em Jornalismo, atua como Fashion Bussines Consultant, jornalista de Moda e Stylist. Atualmente é PARECERISTA do Guia do Estudante da Editora Abril para área de moda - rankeamento das melhores Instituições de Ensino Superior no Brasil. Na área acadêmica é professor dos cursos superiores de Moda e Design de Moda no Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA BH/MG, professor convidado do programa de Pós-Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC BH/MG, Coordenador dos programas MBAs (especialização) em Direção Criativa de Moda e Direção Criativa em Negócios de Moda da UNA/BH.