sexta-feira, 22 de julho de 2011

ESCALAÇÃO DO TIME

Conheça a seleção de profissionais que entrará em “campo” no 1º tempo dos MBAs de Moda UNA:
(Módulo comum às duas habilitações)

    A frase de um dos coordenadores do programa de MBAs em Moda da UNA, Jane Leroy, resume o critério de seleção da equipe dos MBAs de Direção Criativa da UNA: “Mais do que ‘estrelas’ da área, buscamos profissionais sérios, com comprovada experiência de mercado e acadêmica, além de didática para apresentar conteúdos práticos e de qualidade, que façam a diferença”.
    Foram convidados professores, consultores, criadores, gestores e pesquisadores que trabalham com abordagens novas, diferenciadas e práticas comprovadas dentro do universo da moda ou de áreas afins que sejam aplicáveis ao fashion business. Além disto, o conhecimento da realidade, para além das passarelas e mainstream, tanto do mercado interno brasileiro, quanto do internacional, foi outro critério do recrutamento. Conheça a equipe que entra em campo para formar os futuros criadores e gestores do mercado de moda:

MESA REDONDA E BATE-BOLA

    No início de cada módulo acontece o FASHION QUESTIONS - seminário avançado com debates, workshop, happenings, desfiles e exposições com questões-chaves do fashion bussines. Na primeira edição e estreia do programa o tema será O FUTURO DA MODA, com participação de profissionais e pensadores que estão implantando ideias inovadoras e de sucesso na área.

    ESCALAÇÃO DO 1º TEMPO

No módulo comum, que integra as áreas de criação e gestão de moda, teremos:

TEORIA E CULTURA DA MODA - TARCÍSIO D'ALMEIDA (Seminário)

Professor do curso de Design de Moda da UFMG, doutorando pela USP, com pesquisa em crítica de moda, é um dos principais críticos de cultura de moda e jornalista especializado no país, escrevendo para revistas acadêmicas como SBPC especial moda, até jornais de grande circulação como Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, O Estado de Minas e recentemente assina coluna fixa no caderno de moda Pandora do jornal O Tempo em Belo Horizonte. Acumula diversas publicações e comissões nacionais na área de moda, além de ter entrevistado pessoalmente, pensadores como Lipovetsky, Valerie Steele, Didier Grumbach, entre outros.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - HELOÍSA ALINE

Uma das “papisas” do jornalismo de moda mineiro, tendo acompanhado o mercado nacional e internacional de moda desde os anos 80, sempre com o olhar atendo ao novo. Na área acadêmica, atua em diversas instituições de ensino superior, sendo inclusive uma das pioneiras na coordenação de cursos superiores em moda no Estado. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e consultora para diversas marcas mineiras como a Apartamento 03 do estilista autoral Luís Cláudio, entre tantas outras que ajudou a posicionar no mapa fashion nacional.


MODA BRASILEIRA - MARIANA TAVARES

Autora do livro “Mancebos e Mocinhas. Moda e literatura no Brasil do século XIX” editado pela Estação das Letras e Cores. A publicação ganhou resenha nos principais jornais de todo o Brasil e tornou-se uma referência nesta área. Mestre em Moda pelo Senac –SP, tendo no currículo formação internacional na área, com diversas publicações de artigos em encontros especializados, já atuou no mercado de figurino para grandes empresas e espetáculos, como séries da Rede Globo. Atualmente professora titular do curso de bacharel em Moda UNA.


BRANDING - MAURO CALIXTA TAVARES

Possui graduação em Ciências Sociais (FACE/UFMG,1973), mestrado em Administração (FACE/UFMG,1981), doutorado em Administração (FEA/USP,1996) e é pós-doutorando pela FGV-SP. Sua dissertação versa sobre o auto serviço, sua tese sobre o valor de marca e seu pós-doutorado sobre a antropologia do consumo. É professor aposentado da UFMG, onde foi professor do CEPEAD. Atualmente é professor titular - Fundação Pedro Leopoldo. Foi professor convidado do ISPU em Maputo (Moçambique), onde orienta dissertações. Criou o Programa de Especialização do CEGE, o MBA do IETEC e inúmeros cursos de graduação em administração. Orientou em torno de 120 dissertações e participou de um número superior de bancas de dissertações e teses. Orientou acima de 300 monografias e TCCs na UFMG, FDC, Newton Paiva, FUMEC, FPL e IETEC. É possivelmente o consultor mineiro com maior experiência na área. Atua também como palestrante e instrutor de programas de treinamentos. Sua área de atuação abrange marketing, comportamento do consumidor, marca, estratégia e planejamento estratégico. É autor, entre outros, dos livros: gestão estratégica, gestão de marcas e reflexões sobre a escola. Possui inúmeros artigos publicados em congressos e revistas especializadas. Recebeu inúmeras distinções como professor homenageado, patrono e paraninfo, além de outras, na área educacional e pública.

GESTÃO PRODUTO - PATRÍCIA MAFILI LISBOA

Mestre em administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, FIPEL, Brasil com dissertação em posicionamento de marca, atua como professora de programas de pós-graduação e graduação nas áreas de Marketing, Gestão do Produto, Formação de Preços em Moda, entre outras. Além da atuação na área de moda, atua no mercado de línguas, sendo fluente em inglês, atuando como tradutora para empresas e negócios em âmbito nacional.




PESQUISA DE MACRO TENDÊNCIAS - ALDO CLÉCIUS

Consultor de negócios e criação, stylist, jornalista especializado em moda, é pós-graduado em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), avaliador do Guia do Estudante da Editora Abril para cursos na área de Moda no Brasil e acumula pesquisas e consultorias de moda para grandes marcas como Governo Federal, SENAC e SEBRAE, além de abertura de marcado para marcas como Triton, Coca-Cola Clothing, Forum, Colcci, Complexo B, Lança Perfume, entre outras. Foi subeditor do www.modabrasil.com.br, referência na área jornalística e acadêmica por mais de 10 anos no portal UOL. Na academia passou por instituições públicas e privadas no Nordeste e Sudeste lecionando em cursos de pós-graduação e graduação. Atualmente assina o www.blogmodabrasil.com.br, veículo independente de jornalismo de moda, além de continuar no mercado de consultorias. Também atua como professor titular e orientador de TCC do Centro Universitário UNA e coordena junto com Jane Leroy os programas em MBA de Moda UNA.

SEMINÁRIO AVANÇADO – MODA E MÍDIA – THEREZA SCOFIELD

Designer, jornalista especializada e pesquisadora na área de moda, é mestre em Comunicação Social (UFMG) com pesquisa em moda, especialista em design de moda e graduada em Jornalismo pela PUC Minas Gerais. Atualmente é diretora de comunicação da marca de moda Flor de Maracujá, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG, professora da Universidade Estácio de Sá de Belo Horizonte (FESBH) e do Centro Universitário UNA, além de design de bolsas com diversos produtos divulgados pelas telenovelas da rede Globo com repercussão nacional.

Aguarde divulgação completa da estalação do 2º Tempo para habilitação em Direção Criativa de Moda e para a habilitação em Direção Criativa em Negócios da Moda.

OBS.: Qualquer professor pode ser substituído, no caso de imprevistos.