terça-feira, 5 de julho de 2011

Diretor Criativo é a nova profissão da moda no século XXI

Minas Gerais ganha o 1º MBA do país com foco na profissão

     O termo Diretor Criativo de Moda foi popularizado durante a primeira década do século XXI quando uma nova formatação tomou conta do mercado de moda em escala global. A origem da profissão remonta a meados dos anos 80 quando empresas de moda com longevidade como a Chanel, Dior e outras começaram a passar por um processo de aquisições e fusões que resultou na criação de grandes conglomerados de moda como o LVMH e PPR - Pinault-Printemps-Redoute que para manter o “espírito da marca” começaram a trabalhar com criadores que deveriam seguir os arquivos da marca, inovando dentro destes princípios. Nascia aí a figura do Diretor Criativo.
     Ao longo dos anos 90, a idéia do estilista que criava sem observar um calendário específico de temporadas, tendências e desejos do mercado foi substituída pela figura do Fashion Designer, profissional vindo dos bancos acadêmicos que dominava não só a técnica criativa, mas também outros fatores como o DNA da marca, o lifestyle do público atendido, as estratégias mercadológicas e um savoir-faire com relação à criação e a gestão do negócio da moda.
     Em discurso sobre o mercado de moda que acaba de ser editado no livro Fashion Marketing pela Glória Kalil (editora Senac) Didier Grumbach, presidente da Câmara Francesa da Costura, do Prêt-à-Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, o que difere um Diretor Criativo para um Criador é que o Diretor Criativo trabalha dentro de um sistema limitado e complexo para indústria têxtil e adapta suas criações às tendências às possibilidades de produção e de distribuição, enquanto que o criador (estilista) está próximo a idéia de alta costura, pois é um artista que trabalha sobre o corpo humano, assim como o pintor sobre a tela.
    O diretor criativo hoje vai além do seu papel de projetar coleções e passa a projetar o estilo da marca, pensando como o DNA da marca deve se manifestar ao longo da cadeia produtiva e nos inúmeros produtos que carregarão seu signo. O Diretor Criativo atua desde a construção da imagem da marca, passando pelo produto até o lançamento e o ponto de vendas, sendo o fator integrador da identidade da marca e da forma como ela se comunica com seu público alvo através de campanhas, desfiles, produtos, linhas exclusivas, linhas de expansão (com marcas de difusão mais acessíveis), linhas diferentes do vestuário como projetos arquitetônicos (hotéis, lojas, show rooms, bares, restaurantes etc) e linhas de life style (homewear, decoração, objetos, móveis etc) que levem assinatura da marca e sirvam como produtos extensores da identidade criativa da marca.
     Portanto, para um trabalho de tal envergadura e extensão, é necessário que os profissionais que queiram atuar como diretores criativos de moda, dentro desta nova realidade do mercado, devem ter conhecimento sólido em criação, negócios e gestão.
     Nos últimos anos a comunidade acadêmica, no mundo inteiro, tem lançado programas específicos para esta formação, entre as universidades que oferecem programas específicos nesta nova profissão estão a Parsons (EUA), Fashion Institute of Technology (EUA), Central Saint Martins (Londres), FAAP (Brasil), Anhembi Morumbi (Brasil). De forma inédita, o Centro Universitário UNA lança a proposta de um programa de pós-graduação com duas habilitações, sendo em Direção Criativa de Moda e Direção Criativa de Negócios da Moda, com previsão para iniciar as atividades no 2º semestre de 2011 (agosto).

O diferencial de outros programas brasileiros é que este é o 1º Master Bussines Administration de Direção Criativa de Moda, o que significa um curso prático voltado para vivências no mercado e focado em aprendizado prático para o exercício desta nova profissão com todo o preparo que ela requer hoje no mercado.

Serviço
 Curso de Especialização
 MBA em Direção Criativa de Moda e em Negócios da Moda
 Matrículas Abertas


Mais Informações
 Aldo Clécius (31) 8828 7886 (Coord)
 Jane Leroy (31) 97370675 (Coord)