quarta-feira, 27 de julho de 2011

Em recente palestra no Brasil Marie Rucki sentencia: a direção criativa é o futuro da moda

    Na última semana Marie Rucki, diretora do Studio Berçot de Paris, lendária escola de moda que já lançou diversas estrelas no mercado global de moda, esteve em São Paulo ministrando uma série de oficinas e palestras Paulo pela Escola São Paulo, com patrocínio da Kalimo, para estudantes e público interessado de moda.
    Uma das principais figuras do universo da moda, não só por revelar talento para por ajuda-los a se posicionar, a diretora do Berçot foi taxativa em sua fala: "Acabou a era das grandes estrelas da moda", prevê.
    Para ela, a direção criativa é o novo caminho sem volta, o que chamou de “consultores de moda”. Segundo ela, serão eles que darão o caminho às marcas, porém seus nomes devem ser menos forte do que as marcas que trabalham.
   Durante a palestra citou o recente caso da Casa Kenzo que preferiu contratar dois consultores a dupla Humberto Leon e Carol Lim, da incensada multimarcas Opening Ceremony, como novos diretores criativos, ao invés de estilistas.
   Em matéria divulgada no www.chic.combr, o repórter Eduardo Viveros fez uma lista de conselhos valiosos para quem quer se lançar no mercado de moda: 

 "Antes de se lançar como indivíduo independente, você tem que entender o mercado"

 "Um jovem estilista não vai viver do seu trabalho por um bom tempo, mas sobreviver"

 "Para ser interessante, tem que apresentar uma característica própria"

 "Não adianta ser ingênuo e se achar um gênio da moda"

 "Não se deve temer aprofundar um tema que se quer abordar"

 "Saiba o que você é capaz de fazer, e especialize-se nisso, encontre seu segmento. Nada mais errado do que uma marca que quer sobreviver fazendo de tudo"

 "Criação não quer dizer nada, tudo pode entrar numa criação. É pegar um universo e encaixá-lo dentro de outro. Sucesso é inventar uma nova realidade"

 "É preciso uma exigência implacável com o resultado que se quer atingir. Não estamos mais na época da quantidade, mas da qualidade"

 "As revoluções da moda já passaram, hoje é preciso trabalhar no refinamento e na criação do produto"

 "Não devemos acreditar no elogio, nem achar que a crítica vai acabar com você"

 "Observe tudo de uma forma sensível, mas não seja sensível demais"



"É preciso ser leve".

O programa de MBA em Direção Criativa da UNA nasce da filosofia que foi apontada por Marie Rucki e deve começar a 1º turma no próximo mês focado em criar profissionais altamente qualificados.  Quem quiser ler a matéria publicada no chic é só clicar no link aqui.