quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Box 1824: a etnografia na pesquisa de tendências

Parte 3 de 8

“Eu vi que não existia nenhuma empresa de pesquisa de tendências focada para países emergentes; todas ficavam no primeiro mundo” Rony Rodrigues

      Referência nacional e internacional em monitoramento de tendências e comportamento do consumidor no Brasil e no mundo, a Box 1824, nasceu da observação de que não existia nenhuma empresa de pesquisa de tendências focada para países emergentes; todas ficavam no primeiro mundo, como afirma o seu sócio fundador Rony Rodrigues.
    Eles próprios, são a essência do trabalho que fazem, antecipando tendências. Seus funcionários estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e seus clientes são indicados por outros clientes e recebem seus projetos via USB, já que papéis não são utilizados. A Box 1824 se orgulha por ser, pelo terceiro ano consecutivo, neutra em carbono, reduzindo seus gastos de energia, baseada no conceito do no marketing, ela também não tem escritório nem telefone, seu site é limpo e não usa papel nem cartão de visitas. 
     Além disto, A Box 1824 não possui um endereço, físico, uma sede em um ponto de São Paulo ou Porto Alegre. Os cerca de 20 funcionários da empresa que tem a internet como principal plataforma de comunicação e trabalho se espalham por vários países, em festas, ruas, shoppings, baladas, museus, feiras, etc.
   Nada mais óbvio para uma agência que se propõem a misturar-se e entender o comportamento das pessoas – principalmente as com idades entre 18 e 24 anos – daí o nome da agência –, já que é essa faixa que mais influenciam as faixas de consumo.
     Os pesquisadores da Box1824, esses que ficam espalhados mundo à fora, são divididos em três grupos: o alfa – cerca de 2% a 4 % da população –, que consiste em pessoas super inovadoras, porém que tem pouco potencial de disseminação de tendências.
    O beta, o mais importante na opinião de João Paulo Cavalcanti, que representa de 10% a 15% da população geral. São aquelas pessoas que embora não sejam tão inovadoras, captam as tendências muito rápido, quando elas estão ainda aflorando e ajudam na sua disseminação.
     E o último grupo, o mainstream, como o próprio nome já dá ao que entender, é a massa, a maior parte das pessoas. Vale lembra que os pesquisadores são profissionais de várias áreas. Tem psicólogos, jornalista, publicitários, economistas, estudantes e por aí vai. O único requisito básico é ser ótimo observador, e saber identificar novos movimentos comportamentais e de consumo.
     A partir da pesquisa de cada um desses pesquisadores são então formadas bases de dados que servem para detectar os possíveis rumos do comportamento e do consumo num futuro próximo. Assim, dando um bom feed back para estratégias de marketing de uma série de produtos.
     Criada pelos publicitários gaúchos Rony Rodrigues e João Paulo Cavalcanti atendem hoje a uma vasta gama de clientes como Nokia, Fiat, Unilever, Pepsico e Melissa (Grendene).

Veja aqui dois vídeos com seus fundadores comentando a pesquisa de tendências e a etnografia:



  Quer saber mais?
 
Site da empresa com contato dos executivos http://www.box1824.com.br/

Assista entrevista com o Rony Rodrigues clicando aqui

Projeto Sonho brasileiro (de forma colaborativa eles disponibilizaram uma pesquisa de mapeamento da juventude brasileira e é possível baixa-lo na integra. Clique aqui)