quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Wgsn: criadores falam da maior rede online de pesquisa de tendências


Parte 4 de 8

“Esperamos quadruplicar nosso negócio no Brasil nos próximos dois anos” Marc Worth

Marc Worth
Fundado em 1998, em Londres, o site da WGSN é líder mundial em serviços de pesquisa, análise de tendências e notícias para as indústrias de moda e estilo. Mais de 25.000 pessoas utilizam seus serviços em 65 países. Com escritórios em Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Alemanha, São Paulo, Hong Kong e Japão, uma equipe de mais de 150 profissionais leva informações sobre o que acontece no mundo da moda. Em entrevista (originalmente publicada pelo fórum Couro Moda de Pesquisa), Marc Worth, presidente e fundador da WGSN, fala sobre os serviços oferecidos pelo portal, sua criação e o mercado brasileiro.

Quando e como foi fundada a WGSN?

Marc Worth, presidente da WGSN: Foi fundada em 1998, há 8 anos, por meu irmão Julian Worth e eu. Nós trabalhamos com design e impressão para a indústria da moda por 20 anos. Durante esse tempo percebemos que a indústria da moda tinha que obter informações em diversas fontes, gastando dias/semanas viajando o mundo para participar dos desfiles de alta costura e desfiles comerciais. Concluímos, então, que este mundo acelerado da moda necessitava de seu próprio “Bloomberg” ou “Reuters”, um único serviço que fornecesse informações globais online, em tempo real, especificamente para as indústrias de moda e estilismo. E para suprir esta carência criamos a WGSN, o maior site de pesquisa e tendências de moda do planeta.

Em quais países a WGSN tem escritório? Quantas pessoas trabalham na empresa?

Marc Worth: Mais de 25.000 pessoas utilizam a WGSN em 65 países. Temos uma equipe de 150 experts mundiais trabalhando para a WGSN, bem como uma rede internacional de escritores experientes, fotógrafos, pesquisadores, analistas e observadores de tendência. A WGSN possui escritórios por todo o mundo, na maioria dos pontos mais importantes, como: São Paulo, Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Alemanha, Hong Kong e Japão.

Qual é a filosofia de trabalho da WGSN?

MW: Nossa filosofia é a de fornecer informações imparciais e não tendenciosas, além de informações úteis para as indústrias de moda e estilismo. Por essa razão não aceitamos nenhum tipo de propaganda e nossa filosofia tem sempre sido “o conteúdo impera”.

Em quantas áreas o site atua e quais os serviços que oferece?

MW: A WGSN cobre todo o tipo de necessidade da indústria de moda. Nossos assinantes estão sempre ansiosos pelas últimas tendências prestes a aparecer nas passarelas de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Também estão sempre alinhados com as milhares de fotos que tiramos das vitrines de oito cidades, a cada mês. Também colhemos informações de empresas não relacionadas diretamente com moda, como Motorola, Ikea, L’Oréal e Starbucks, que gravitam em direção à extensa análise do consumidor, negócios e novidades do mercado. Sem dúvida a WGSN cobre todas as indústrias ligadas a estilo – cobrimos varejo, moda, cultura, interiores, viagem, etc. Estas informações chegam em todos os níveis, para o fabricante, o varejista, o designer e até para o CEO. Oferecemos aos usuários a habilidade de comprar um mundo de inspiração, manterem-se atualizados com as novidades e eventos no mundo todo, ajudando os assinantes a aumentar sua eficiência dia-a-dia.

Atualmente a WGSN é o maior site de serviços e pesquisa do mundo. Como vocês fazem para estar por dentro de tudo o que acontece no mercado?

A WGSN trilha as tendências pelo mundo todo em todos os níveis de mercado, seja fotografando adolescentes em Tokyo, ou analisando as principais tendências emergentes das passarelas internacionais, ou mesmo, revisando um novo conceito em varejo em Shangai ou uma exposição de arte em Londres. Fazemos a ligação entre diversas informações e as apresentamos em um formato visual para inspirar indústrias aparentemente diversas como a automotiva, cosmética, de produtos para casa, de merchandising visual, interiores e promocionais, entre outras. 



O conteúdo criativo da WGSN é produzido por uma equipe altamente experiente de profissionais da indústria, todos tendo exercido posições estratégicas, como grandes consultores, fabricantes e varejistas. 

Especialistas-chave da indústria trabalham com estas equipes para dar a última perspectiva da indústria. Por outro lado, nossas equipes criativas mesclam as habilidades de jornalistas e pesquisadores, com suas experiências com moda, interiores e mídia internacional. 

Quem são os principais clientes da WGSN e qual o service mais procurado?

MW: Nossa base de clientes inclui desde varejistas e fabricantes como Gap Inc, Levi Strauss & Co, Target Corporation, Guess, Calvin Klein, Kellwood e VF Corporation até empresas ligadas à beleza como a L'Oréal e a Procter & Gamble; somando-se ainda muitas outras indústrias ligadas a estilo como: Williams-Sonoma, Disney, MTV Networks, Starbucks e DaimlerChrysler.

Como uma empresa pode contratar os serviços da WGSN?

MW: Temos equipes internacionais de vendas, que estão disponíveis para tratar dos amplos serviços oferecidos pela WGSN. Eles poderão dar uma demonstração completa dos serviços, discutir os benefícios para a empresa e esboçar a estrutura de custo. Caso qualquer empresa se interesse por ser assinante da WGSN, pode entrar em contato via website: www.wgsn.com ou com nossos escritórios em São Paulo, pelo telefone (11) 3525-7374.

Quais os planos da WGSN no Brasil?

MW: A WGSN continuará desenvolvendo seu perfil no mercado brasileiro, incluindo participações regulares em desfiles de moda. Esperamos quadruplicar nosso negócio no Brasil nos próximos dois anos. 

Como está a aceitação do site no Brasil?

MW: O mercado brasileiro tem demonstrado uma resposta positiva à WGSN e aos serviços que oferece. Muitos dos negócios direcionados a estilo, de ambos os lados, varejista e fornecedor, estão reconhecendo a WGSN como uma ferramenta importante para assistí-los nas tomadas de decisões de negócios e design.

Quem são seus principais clientes no Brasil?

MW: Uma amostra de nossos principais clientes no Brasil inclui Rede Globo, InBrads, SPFW, Grendene, Democrata, Arezzo, C&A e Daslu.

Para conhecer a empresa: http://www.wgsn.com/