segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conheça Isham Sardouk, vice-presidente de Trend Forecasting do Stylesight

Parte 6 de 8

“Não existe um processo fixo para o nascimento de uma tendência. É algo natural, que as pessoas fazem coletivamente, mesmo sem saber.” Isham Sardouk

     A revista Elle entrevistou Isham Sardouk, vice-presidente de Trend Forecasting do Stylesight, um dos maiores portais de pesquisa de tendências do mundo. Acompanhe aqui reprodução da reportagem especial e entenda como pensa, trabalha e vive um caçador de tendências:

O dia de um trendsetter

Isham Sardouk
       É às 6 da manhã e com uma xícara de café bem quente, dessas que despertam mesmo, que Isham Sardouk, vice-presidente de Trend Forecasting do Stylesight - um dos maiores portais de pesquisa de tendências de moda e design do mundo -, dá o pontapé a sua nada monótona rotina. O início da manhã, aliás, é um dos momentos mais importantes do dia de Isham. Antes mesmo de chegar ao escritório, ele reúne ideias, surfa na internet e clipa fotos. "Afinal, essa é a parte do dia em que estamos com a cabeça descansada e o pensamento fresco." Há mais de 20 anos mergulhado no mercado da moda, o consultor comanda, desde 2008, um time de caçadores de tendências que, com o olhar superapurado, corre atrás de tudo aquilo que estará na nossa lista de desejos.


Antecipando a moda

       No QG do Stylesight em Paris, cidade onde mora, além das reuniões diárias com a equipe, Isham vai a desfiles e confere exposições. Muitas viagens pela Europa, Ásia e América do Norte também entram na rota de caça. Para aguentar o ritmo de vida agitado e conseguir detectar o que vai virar hit, curiosidade em excesso é fundamental, assim como paixão pela moda e sede por arte. "Um bom caçador de tendências deve estar sempre intrigado por outras culturas, imerso em música e conhecer muito a história da moda. Atualizar-se sobre o mercado e ter senso de humor também é importante... Estamos falando do mundo fashion e isso deve ser divertido!", define Isham, que, antes de integrar o time do Stylesight, foi diretor de design da gigante de lingerie americana Victoria’s Secret, sendo responsável pelo conceito e desenvolvimento de estampas e cores. Em entrevista à ELLE, ele explica como se reconhece - e, claro, como surge — uma tendência, conta quais são as melhores metrópoles do mundo para encontrar hits e revela ainda qual é o maior desafio de quem carrega o título de caçador de novidades. E, como ninguém é de ferro, não resistimos e perguntamos: "Com o que vamos querer rechear nossos closets no verão 2012?" Afinal, antecipar moda é mesmo com ele.
As cidades mais interessantes

 ELLE — Com que frequência você costuma viajar e quais são os lugares que visita mais?
ISHAM SARDOUK — Viajo a cada dez, 15 dias. Pode ser deslocamentos curtos, como de Paris a Londres ou de Paris a Milão. As viagens de Paris para Nova York acontecem a cada dois meses e também costumo ir à Ásia sempre, três ou quatro vezes por ano.

ELLE — Desses lugares, quais são os mais bacanas para encontrar as melhores tendências?
IS — Londres, Tóquio e Paris são cidades onde a moda nunca dorme. Nova York é o melhor lugar para sair e aproveitar a vida noturna, assim como para observar as pessoas.
Reconhecendo uma tendência

ELLE — Como se reconhece uma tendência?
IS — Você não pode ver uma tendência de moda, já que ela não é um objeto, como um vestido ou um carro. Você nota sinais, vai percebendo indicadores. Algumas peças aqui e ali e, então, depois de um tempinho, nota que algo realmente novo e diferente está acontecendo.

ELLE — Você acredita que é mais fácil encontrar boas tendências por meio do street style?
IS — Observar pessoas é divertido e interessante. Mas, claro, tem que ser em uma cidade igualmente interessante. Aí, sim, podemos dizer o que é cool e o que não é.


 ELLE — O que já podemos esperar para a próxima temporada de verão? Que acessórios e peças vão estar no topo da wishlist feminina?
IS — No verão 2012, haverá uma forte onda 1970, em referência a Yves Saint Laurent, que batizamos de tendência Manifesto. Veremos cores arrojadas, looks glamourosos, formas longas, fluidas e volumosas. O dourado vai predominar nos acessórios. Os óculos continuarão enormes, enquanto as bolsas tendem a reduzir de tamanho.

Tendência Manifesto: referências a Yves Saint Laurent para o verão 2012 apresentada pela Stylesight
ELLE — Como o Stylesight decide suas apostas?
IS — Nossas sugestões são sempre baseadas em um extenso conhecimento do que nossos clientes precisam e do público que eles atingem. Passamos as nossas informações para inspirá-los e permitir uma aplicação prática.

Os desafios da profissão


ELLE — Como uma tendência nasce? É algo que tem a ver com um desejo coletivo inconsciente?
IS — Não existe um processo fixo para o nascimento de uma tendência. É algo natural, que as pessoas fazem coletivamente, mesmo sem saber. O mood dos anos 1970 sobre o qual falei há pouco, por exemplo, estará na pauta simplesmente porque muitos designers sentiram o impacto do trabalho de Yves Saint Laurent na retrospectiva do estilista, no ano passado, em Paris. Todo mundo percebeu que é o momento certo para trazer o estilo de Saint Laurent de volta à tona. Então, mesmo que os anos 1970 tenham sido mostrados nas passarelas de verão 2011 de Marc Jacobs, Gucci, Fendi e muitas outras marcas, a tendência voltou pelo desejo coletivo e originada apenas por um homem. Em outras palavras, uma tendência pode ser criada por um grupo ou simplesmente pelo trabalho de uma única pessoa.


ELLE — Atualmente, qual é o maior desafio da rotina de um caçador de tendências?
IS — É estar disposto a exercer uma profissão que ainda não tem sua importância tão reconhecida. Existem muitas organizações que investem no nosso trabalho porque sabem o quanto isso pode alavancar a criatividade de suas equipes de design, trazendo impactos positivos às vendas e ao crescimento de sua empresa. Mas, infelizmente, ainda há aquelas que hesitam e acabam correndo o risco de cometer enganos bem perigosos.