Para que as empresas de moda antecipem o desejo das pessoas, as equipes coordenadas por um diretor criativo se valem das tendências de consumo, criando diagnóstico e projetando novos produtos em diversas áreas. Mas como eles tomam conhecimento destas tendências? O cool Hunter é o profissional que se ocupa desta função. No curso de MBA em Direção Criativa de Moda, os alunos estão fazendo este curso na disciplina de PESQUISA DE MACROTENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE MODA. Aqui vai um descritivo desta profissão:
Caçar tendências. Detectar o que as pessoas vão querer antes de todo mundo imaginar. Essa é a premissa básica para ser um cool hunter. Para isso, é preciso informação (não muita, mas a informação certa), pesquisa, e um certo dom para adivinhação.
Antigamente as empresas recorriam às agências de publicidade e marketing para essa função. Mas como hoje em dia tudo está cada vez mais especializado, foi preciso um profissional designado só para essa função.
E que função é essa? Ir às ruas, bares, clubs, se infiltrar no lifestyle dos jovens e intuir se um produto que uma grande empresa irá lançar dará certo. Tem como função também, informar às empresas como despertar o desejo daquele público e que tipo de estratégia de marketing vai “pegar” o mercado de vez. A Apple, por exemplo, antes de lançar um produto, manda amostras para blogueiros influentes para testar seus produtos. Isso mostra que o tipo de marketing está mudando, mas já é uma outra conversa.
Enfim, ele tem que saber se um produto será atraente daqui a 5 anos, com base em pesquisas e sabendo de todas as novas tecnologias e manias que surgirão no mercado. Um cool hunter tem que sempre estar à frente de seu tempo.
É uma profissão nova que vem crescendo muito no Brasil, principalmente em São Paulo. Ainda não se tem quase nada publicado na mídia, por ser um assunto tão novo. Na Europa já existem agências, profissionais e cursos para isso.
“O cool hunter é, acima de tudo, uma pessoa bem informada, atenta, curiosa e sensível, capaz de raciocinar de forma não linear e com base em informações desestruturadas. Recomendo a leitura do livro Reconhecimento de Padrões (Willian Gibson), cuja protagonista, Cayce Pollard, exerce essa nobre profissão.” diz Flávio Ferrari, diretor executivo do IBOPE.
* O site trendguide.com foi lançado em 1998 e tem chats e infos para quem quer se jogar nessa profissão.