Parte 5 de 8
“Meu objetivo não pode ser outro que não o de transitar pelos mais diversos meios, lugares, pessoas e ideias que puder, tentando ver o galo da tendência cantar em algum canto que não sei exatamente onde, e aí então correr atrás dele”. Lucas Maciel
Seguindo o modelo do universo da moda, hoje, as indústrias criativas estão incorporando aos seus times, profissionais da pesquisa de tendências que sejam capazes de descobrir coisas novas que tenham capacidade de se tornar um hábito de consumo para um grande público. Um exemplo disto é a empresa de publicidade DM9DDB que realizou o projeto 99Novas, um concurso para eleger um trend hunter.
A DM9DDB decidiu marcar seus 21 anos, completados no dia 19 de setembro de 2010, de maneira diferente. A agência abriu um processo de seleção a ser realizado em ambiente digital e entrevistas presenciais para a escolha de um jovem de 21 anos para realizar um projeto de pesquisa inovador: ele viajaria uma temporada de 99 dias percorrendo 9 cidades do mundo em busca de tendências. O vendedor, Lucas Cabral Maciel, viajou por 9 cidades do mundo durante 99 dias buscando tendências. A viagem começou em 9 de janeiro de 2011 e terminou em 16 de abril deste ano. O resultado da viagem foi compartilhada no www.99novas.com.br, um blog cheio de referências que é uma das indicações das preocupações, projeto e desejos das pessoas no mundo inteiro neste início de século XXI. Vale a visita.
Assista ao vídeo de lançamento do projeto: